Nesta sexta-feira (21), foi encerrado o Smart Ports Seminar & Expo 2023, em Boston, nos Estados Unidos, no qual a Portos do Paraná, empresa pública responsável pela administração dos portos do Estado, teve participação ativa. Durante o evento, a autoridade portuária apresentou projetos inovadores e tecnológicos que têm sido desenvolvidos com o propósito de aprimorar a gestão, operação e atendimento nos portos paranaenses.
O diretor administrativo financeiro da Portos do Paraná, Marcos Bonoski, e o superintendente de Governança, Carlos Eidam de Assis, foram os representantes da empresa no evento. Eles destacaram detalhes do projeto Cais Leste (Moegão) e compartilharam informações sobre soluções como o Port Community System (PCS) e o Port Collaborative Decision Making (PortCDM), que estão atualmente em fase de implantação no Estado.
Os portos do Paraná têm sido reconhecidos internamente, entre os portos brasileiros, como referência em inovação. Agora, também conquistam reconhecimento internacional, como evidenciado durante o Smart Ports Seminar & Expo 2023, no qual foram apontados como portos de vanguarda em diversos aspectos, inclusive tecnológicos.
O projeto Moegão, uma das soluções inovadoras apresentadas, trata-se de uma moega exclusiva para a descarga ferroviária de grãos e farelo. Proposto internamente pela equipe da Portos do Paraná, o projeto tem impressionado especialistas no evento. Com a capacidade para descarregar até 180 vagões simultaneamente em três linhas independentes, o Moegão representará um aumento de 63% na capacidade atual de descarga ferroviária, impulsionando a movimentação de grãos e farelos no porto de Paranaguá em até 24 milhões de toneladas anualmente.
Outra inovação é o sistema PortCDM, que visa otimizar o gerenciamento das operações marítimas em tempo real, facilitando a troca de informações entre os atores envolvidos no processo de entrada e saída de navios nos portos do Paraná, incluindo praticagem, rebocadores, amarradores, Anvisa e Receita Federal. O PCS, por sua vez, é uma plataforma eletrônica que visa a troca de dados entre a comunidade portuária, conectando múltiplos sistemas utilizados por diferentes organizações envolvidas na atividade portuária, buscando eficiência por meio da redução de tempos e custos.
Carlos Eidam ressaltou que a implementação dessas soluções tecnológicas demonstra o compromisso da Portos do Paraná em acompanhar a evolução do setor portuário global, proporcionando maior eficiência e qualidade no atendimento aos clientes. Ele também destacou o orgulho de levar os avanços conquistados no Estado para o mundo, compartilhando conhecimento e inovação com outros profissionais do setor.
A participação no Smart Ports Seminar & Expo 2023, promovido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), representa um importante passo para a Portos do Paraná, consolidando sua posição como uma gestão portuária moderna e inovadora. O evento reuniu mais de 130 autoridades portuárias públicas dos Estados Unidos, Canadá, Caribe e América Latina, abordando temas fundamentais como tecnologia da informação, soluções de engenharia, infraestrutura e segurança, alinhado ao conceito global de Smart Ports, que busca aplicar práticas inteligentes para melhorar a eficiência e a tomada de decisões em portos e terminais. A presença da Portos do Paraná no evento evidencia o comprometimento da empresa em buscar constantemente o aprimoramento e a excelência na operação portuária.
Fonte: AEN.