Governador apresenta potenciais do Paraná à fabricante canadense BRP, visando novos investimentos no Estado

WhatsApp
Facebook
Twitter
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Previous slide
Next slide

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve em Montreal, na sede da companhia canadense BRP, para apresentar os potenciais de investimento no Estado do Paraná. A missão internacional liderada pelo governador tem como objetivo atrair novos investimentos para a região, e a BRP, fabricante de veículos para trilhas e recreação, está entre as empresas prospectadas.

Ratinho Junior destacou que o Paraná oferece um ambiente propício para a BRP, que possui uma trajetória de 80 anos no mercado. O estado é o segundo maior polo automobilístico do Brasil, contando com 12 montadoras que produzem veículos, máquinas agrícolas, rodoviárias, motores e outros produtos, conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

O governador ressaltou os diferenciais do Paraná, como mão de obra qualificada, localização central na América do Sul (próximo a 80% do PIB do continente) e uma indústria automotiva consolidada, o que proporciona segurança para corporações internacionais estabelecerem parcerias com empresas de credibilidade na região.

O potencial de parceria com a BRP é evidenciado pela presença da Pro Tork em Siqueira Campos, a maior fábrica de motopeças da América Latina. A Pro Tork já fornece cerca de 60 itens para a BRP, incluindo capacetes e sapatilhas para atividades off-road. Essa parceria tende a ser ampliada, podendo envolver a produção de peças e equipamentos para trilhas de terra e lama no Paraná.

Durante a visita à BRP, a comitiva paranaense conheceu também o trabalho da Federação de Clubes de Snowmobile do Quebec (FCMQ), que congrega praticantes de snowmobile, uma espécie de moto de neve fabricada pela companhia, voltada para trilhas.

O Quebec, no Canadá, possui aproximadamente 33 mil quilômetros de trilhas para a prática de snowmobile, gerando 14 mil empregos e sendo um dos principais produtos turísticos da província. O Paraná busca inspiração em iniciativas semelhantes para fomentar a prática de esportes de aventura, como os Jogos de Aventura e Natureza, que contribuem para o desenvolvimento do turismo e a geração de emprego e renda.

Os dados da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) mostram que a indústria automotiva no estado empregou 40 mil trabalhadores em 2022. O Paraná tem atraído novos investimentos no segmento, resultando em 12,1 mil novas vagas de emprego no período de 2019 a 2022.

Em quase três décadas, a participação das montadoras paranaenses no mercado nacional cresceu significativamente, passando de 0,5% para 15%. A produção de veículos no Estado aumentou expressivamente, de 990 mil unidades em 1990 para 3 milhões de unidades em 2019.

No primeiro semestre de 2023, o Paraná exportou o equivalente a US$ 344,9 milhões em veículos produzidos localmente, representando um aumento de 45,8% em relação ao mesmo período de 2022. Os veículos de carga também tiveram um aumento nas exportações em 2023, atingindo o valor equivalente a US$ 198,8 milhões, 13,5% maior em comparação com o primeiro semestre de 2022.

Fonte: AEN.

Previous slide
Next slide
WhatsApp
Facebook
Twitter

Quer receber nossas notíricas em primeira mão? Assine nosso Newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima