Esporte
Corrida do Porto de Paranaguá 2025 bate recorde com mais de 2,7 mil participantes de oito estados

A Corrida do Porto 2025 entrou para a história ao reunir 2.706 pessoas neste domingo (18), em Paranaguá, no Litoral do Paraná. O evento filantrópico, promovido pela Portos do Paraná e pelo Governo do Estado, recebeu três mil inscrições nesta edição especial em comemoração aos 90 anos do Porto de Paranaguá, consolidando-se como uma das maiores provas esportivas da região.
A corrida é reconhecida por seu caráter único no mundo, sendo a única realizada dentro de um cais portuário em operação, proporcionando aos participantes uma experiência exclusiva com vista para navios e toda a estrutura portuária.
Incentivo ao esporte e promoção do turismo regional
“A Corrida do Porto é um incentivo à prática de atividade física. Muitas pessoas afirmam que, depois de correrem conosco, desenvolveram o hábito da corrida, e isso é muito bom”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
O evento atraiu competidores de oito estados brasileiros e 77 cidades diferentes, reforçando seu papel na promoção do turismo e da economia local. “Nós estamos, a cada ano, evoluindo com o evento, e a presença das pessoas é prova disso. Temos um recorde de participantes este ano, e a cidade acaba sendo prestigiada também”, afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
“Muitos atletas vêm de outros municípios, o que fomenta a economia. Traz pessoas para conhecer Paranaguá. O dia está maravilhoso, né?! E isso colaborou para uma bela corrida hoje”, destacou o prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos.
Novidades e estrutura completa para os participantes
Neste ano, a organização inovou com novos trajetos, oferecendo aos esportistas três modalidades: caminhada/corrida de 5,5 km, corrida de 10 km ou corrida de 15 km. Para garantir a segurança dos participantes, as atividades portuárias foram suspensas por seis horas na faixa portuária.
Além da inclusão do percurso de 15 km, a Corrida do Porto 2025 contou com uma praça de alimentação para os atletas. Após a prova, os participantes também puderam usufruir de um espaço de massagem, área kids e painéis interativos para fotos, proporcionando uma experiência completa para atletas e familiares.
“Reforço a importância de a Secretaria Nacional de Esportes estar presente aqui, prestigiando o evento. Só temos a enaltecer a iniciativa do Porto e a participação da comunidade”, afirmou o secretário nacional de Portos, Alex Ávila.
Solidariedade em movimento
A Corrida do Porto também é reconhecida por seu caráter filantrópico e apoio a causas sociais. Neste ano, o valor arrecadado com as inscrições será revertido em melhorias para o Lar de Idosos Perseverança e para o Asilo São Vicente de Paulo, reforçando o compromisso social do evento.
A competição contou com patrocínio da Engine e da Cattalini, parcerias da Fiat Barigui e da Sanepar, além do apoio de diversas empresas locais e regionais.
Destaques e campeões da prova
A atleta Bruna Carvalho foi a vencedora dos 5,5 km na categoria geral feminina. “Estou muito feliz, principalmente por estar aqui representando o Litoral. Esta é a terceira edição que participo, sendo a primeira como campeã. Achei que este ano ficou melhor ainda — conseguimos ver melhor o Porto por dentro”. Na categoria masculina, o vencedor foi Victor Langa de Oliveira.
O atleta Leandro Marcelino, vencedor na categoria geral 10km masculino, também elogiou a paisagem da prova: “A vista é diferente. Você corre vendo os navios, aquele ar gostoso do mar — é algo especial”.
A corredora Thalya Hillebrant foi bicampeã na categoria geral 10km feminino. “Ano passado, consegui bater meu recorde pessoal, e hoje voltei com aquele gostinho de quero mais. A sensação de correr aqui no Porto é indescritível, é muito gostoso”, afirmou.
Na nova categoria de 15km, Kelen Stocco foi a vencedora geral feminina, enquanto o pintor Luiz Felipe de Oliveira venceu na categoria masculina, deixando uma mensagem inspiradora: “Quem começou a correr agora, não desista de treinar. Cada um no seu tempo, cada um no seu ritmo. Sempre vamos ser o segundo lugar de alguém — o importante é fazer o que gostamos e continuar fazendo.”
WRTVBR apoia eventos esportivos no litoral paranaense
Como canal comprometido com o desenvolvimento esportivo e turístico da região litorânea, a WRTVBR reconhece a importância de eventos como a Corrida do Porto, que promovem a prática esportiva, o turismo local e a integração entre a comunidade e as atividades portuárias. Continuaremos acompanhando e divulgando iniciativas que valorizam nossa região e incentivam hábitos saudáveis.
📌 Leia a matéria completa da Agência Estadual de Notícias:
🔗 Corrida do Porto de Paranaguá 2025 reúne mais de 2,7 mil pessoas de oito estados
Esporte
Estrela olímpica Babi Domingos atrai 6 mil pessoas ao Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica

Mais de 6 mil pessoas passaram pela sede da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em Curitiba, durante os três dias do Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica, realizado entre sexta-feira e domingo (16 a 18). O torneio reuniu 55 atletas de 19 clubes e 11 cidades, que competiram nos níveis Elite, I, II e III, consolidando o Paraná como um dos principais centros da modalidade no Brasil.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a apresentação da atleta olímpica Barbara Domingos, do Clube Agir, que conquistou o título de campeã no nível Elite Individual Geral, reafirmando seu protagonismo na ginástica rítmica nacional.
Referência olímpica inspira nova geração
Primeira brasileira a alcançar uma final olímpica da modalidade, nos Jogos de Paris em 2024, Barbara foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica e atualmente conta com apoio do Proesporte, dois programas do Governo do Estado que impulsionam o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Paraná.
“O Paraná tem sido uma referência nacional em ginástica rítmica, apoiando a modalidade com programas de incentivo. Revelamos talentos que hoje representam não só o Estado, mas o Brasil no cenário mundial. É uma alegria receber essa competição justamente na nossa sede”, destacou o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski.
Incentivo à base e homenagem a pioneira
Além da competição principal, o ginásio também recebeu o Torneio Elisabeth Laffranchi, com 140 crianças iniciantes na modalidade, promovendo o incentivo à base. O torneio homenageia uma das pioneiras da ginástica rítmica no Paraná, reforçando a importância de valorizar a história da modalidade enquanto se investe no futuro.
Para a presidente da Federação Paranaense de Ginástica, Dayane Camillo, o evento foi uma grande celebração: “Recebemos o público em peso e vivemos dias de muita emoção e beleza. A presença da Barbara inspira nossas atletas. A parceria com o Governo do Paraná e com a Prefeitura de Curitiba foi essencial para entregarmos um evento deste porte”.
A competição foi uma realização da Federação Paranaense de Ginástica, com organização do Clube Agir e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, e da Prefeitura de Curitiba.
Destaques da competição
Nível Elite – Individual Geral
- Barbara Domingos – Agir (Curitiba)
- Samara Sibin – AGITO (Toledo)
- Geane Silva – AGITO (Toledo)
Nível I – Individual Geral
- Fernanda Lenz – AGITO (Toledo)
- Rafaela Elias – ADR Unopar (Londrina)
- Maria Eduarda Oliveira – AGIMAR (Maringá)
Nível II – Individual Geral
- Daniella Vieira – AGITO (Toledo)
- Raissa Regazzo – Get Flex (Curitiba)
- Maria Eduarda Vieira – Rondonense (Marechal Cândido Rondon)
Nível III – Individual Geral
- Camille Zotto – Agicamp (Campo Largo)
- Maria Fernanda Navero – GTC (Maringá)
- Rafaela Ribeiro – Agicamp (Campo Largo)
Equipes vencedoras por nível
- Nível I: AGITO (Toledo)
- Nível II: Inspirar (São José dos Pinhais)
- Nível III: Agicamp (Campo Largo)
WRTVBR celebra o talento paranaense na ginástica rítmica
Como canal comprometido com o desenvolvimento esportivo regional, a WRTVBR reconhece a importância de eventos como o Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica para a promoção do esporte e a inspiração de novos talentos. A presença de atletas olímpicas como Barbara Domingos demonstra o potencial do Paraná em formar campeões e reforça a necessidade de apoio contínuo às modalidades esportivas em todos os níveis.
📌 Leia a matéria completa da Agência Estadual de Notícias:
🔗 Estrela da ginástica rítmica, Babi leva 6 mil pessoas ao Campeonato Paranaense
Esporte
Jogos Paradesportivos do Paraná têm recorde de participação e Curitiba como campeã geral

Curitiba conquistou o título de campeã geral da 13ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná, que foi disputada em Foz do Iguaçu e concluída neste domingo (18). A Capital somou impressionantes 498 pontos, seguida por Cascavel, com 355 pontos, e Maringá, com 451 pontos, consolidando a força do paradesporto na capital paranaense.
Organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), os Jogos Paradesportivos 2025 mobilizaram em suas duas etapas mais de 2,4 mil participantes, entre atletas, técnicos e membros de delegações de todas as regiões do Paraná, estabelecendo um novo recorde de participação.
Modalidades decisivas e inclusão esportiva
A segunda fase da competição teve como destaque as provas decisivas de parataekwondo, paracanoagem, dragon boat, bocha, atletismo e handebol, modalidades que demonstram a diversidade e o desenvolvimento do paradesporto no estado.
A competição tem foco na valorização e inclusão de atletas com deficiência. Na cerimônia de encerramento, o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros Del Rei, destacou o compromisso do Governo do Estado com a inclusão esportiva.
“O Paraná tem um olhar especial para o paradesporto. Estamos avançando com investimentos em centros de referência, equipamentos especializados, apoio a universidades e ações que ampliem ainda mais o acesso ao esporte para todos”, afirmou.
Paraná como referência nacional em paradesporto
O Estado chegou à posição de referência nacional nesta área como resultado de investimentos do Governo do Estado em iniciativas como o Programa de Incentivo e Fomento ao Esporte (Proesporte) e o Geração Olímpica e Paralímpica, de apoio financeiro a atletas e treinadores, por meio de bolsas.
Cristiano também anunciou que Foz do Iguaçu será novamente a sede dos Jogos Paradesportivos em 2026, reafirmando a parceria com o município e o sucesso da atual edição.
Campeões por modalidade na segunda etapa
Atletismo Paradesportivo
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Telêmaco Borba
Bocha Paralímpica
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Curitiba
Dragon Boat Feminino
- Londrina
Handebol em Cadeira de Rodas
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Maringá
Handebol Intelectual Masculino (DI)
- Curitiba
Paracanoagem
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Cascavel
Parataekwondo
- Feminino: Cascavel
- Masculino: Maringá
WRTVBR apoia o paradesporto no Paraná
Como canal comprometido com a inclusão e o desenvolvimento esportivo, a WRTVBR reconhece a importância dos Jogos Paradesportivos para a valorização dos atletas com deficiência e para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Acreditamos que o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social e continuaremos apoiando iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades e o reconhecimento do talento de todos os atletas.
📌 Leia a matéria completa da Agência Estadual de Notícias:
🔗 Com recorde de participação, Jogos Paradesportivos têm Curitiba como campeã geral
Esporte
Recorde de participantes: etapa Curitiba dos JEPs define campeões para a macrorregional

A etapa exclusiva de Curitiba da 71ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS) chegou ao fim neste domingo com números impressionantes. Foram 11 dias de competição que movimentaram mais de 5 mil estudantes-atletas de 144 instituições de ensino, estabelecendo um novo recorde de participação para a Capital paranaense.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES) e da Secretaria da Educação (SEED), o evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Curitiba e com o Núcleo Regional de Educação, consolidando-se como uma das principais competições estudantis do estado.
Nove modalidades e grande mobilização esportiva
As disputas envolveram nove modalidades: atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez, proporcionando uma ampla variedade de opções para os jovens atletas demonstrarem seus talentos.
Com o encerramento da etapa, os campeões de cada modalidade garantiram vaga para a fase macrorregional, que será disputada de 11 a 16 de junho nos municípios de Pinhais, Irati, Francisco Beltrão, Cafelândia, Engenheiro Beltrão, Loanda, Florestópolis e Cornélio Procópio.
Enquanto isso, a fase regional 2 segue em andamento até 21 de maio em 16 cidades-sede. Somando as duas regionais e a etapa de Curitiba, os JEPS 2025 já mobilizaram mais de 55 mil alunos-atletas em 32 municípios paranaenses, demonstrando a grandiosidade e o alcance do evento.
Campeões da Etapa Curitiba – JEPS 2025
Basquetebol
- Feminino 12-14: Colégio Marista Paranaense
- Feminino 15-17: Colégio Positivo Ângelo Sampaio
- Masculino 12-14: Colégio Marista Santa Maria
- Masculino 15-17: Colégio Estadual do Paraná
Futsal
- Feminino 12-14: Colégio Estadual do Paraná
- Feminino 15-17: Colégio Estadual do Paraná
- Masculino 12-14: EE Dona Carola
- Masculino 15-17: Colégio Positivo Jardim Ambiental
Futsal Paradesportivo
- Masculino 12-14 (DI): EMEE Tomaz Edison de Andrade Vieira
- Feminino 15+ (DI): EMEE Mercedes Stresser
- Masculino 15+ (DI): EMEE Mercedes Stresser
Handebol
- Feminino 12-14: SEB Dom Bosco
- Feminino 15-17: SEB Dom Bosco
- Masculino 12-14: Colégio Marista Santa Maria
- Masculino 15-17: Colégio Marista Santa Maria
Voleibol
- Feminino 12-14: Escola Ampliação
- Feminino 15-17: Colégio Marista Paranaense
- Masculino 12-14: Colégio da Polícia Militar do Paraná
- Masculino 15-17: Colégio Estadual do Paraná
Vôlei de Praia
- Feminino 12-14: Colégio Marista Anjo da Guarda
- Feminino 15-17: SESI CIC
- Masculino 12-14: Colégio Marista Santa Maria
- Masculino 15-17: Colégio Estadual do Paraná
WRTVBR acompanha o desenvolvimento do esporte escolar no Paraná
Como canal comprometido com o desenvolvimento esportivo e educacional da região, a WRTVBR reconhece a importância dos Jogos Escolares do Paraná para a formação de novos talentos e para a promoção de valores como disciplina, trabalho em equipe e superação. Continuaremos acompanhando as próximas fases da competição, trazendo os principais destaques e resultados para nossos espectadores.
📌 Leia a matéria completa da Agência Estadual de Notícias:
🔗 Recorde de participantes: etapa Curitiba dos JEPs define campeões para a macrorregional
-
Esporte4 semanas ago
Pontalense 2025 Série Ouro: Futebol, Tradição e Novidades em Pontal do Paraná
-
Notícias2 anos ago
Confirmado! Pontal do Paraná terá agência da Caixa Econômica.
-
Notícias2 semanas ago
Viaje Paraná impacta mais de 129 mil profissionais do turismo desde 2024
-
Notícias2 dias ago
Vacinação é a Melhor Defesa Contra Vírus Respiratórios: Proteja-se em Pontal do Paraná
-
Notícias2 anos ago
Parceria entre Celepar e Copel fortalece a segurança dos dados dos paranaenses
-
Notícias2 semanas ago
Jovens do Paraná participam da construção do novo Plano Nacional da Juventude
-
Notícias2 anos ago
Governador apresenta potenciais do Paraná à fabricante canadense BRP, visando novos investimentos no Estado
-
Notícias2 dias ago
Um Novo Horizonte para Pontal do Paraná: Obras de Drenagem na Orla Visam Fim dos Alagamentos