Esporte
Jogos Paradesportivos do Paraná têm recorde de participação e Curitiba como campeã geral

Curitiba conquistou o título de campeã geral da 13ª edição dos Jogos Paradesportivos do Paraná, que foi disputada em Foz do Iguaçu e concluída neste domingo (18). A Capital somou impressionantes 498 pontos, seguida por Cascavel, com 355 pontos, e Maringá, com 451 pontos, consolidando a força do paradesporto na capital paranaense.
Organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), os Jogos Paradesportivos 2025 mobilizaram em suas duas etapas mais de 2,4 mil participantes, entre atletas, técnicos e membros de delegações de todas as regiões do Paraná, estabelecendo um novo recorde de participação.
Modalidades decisivas e inclusão esportiva
A segunda fase da competição teve como destaque as provas decisivas de parataekwondo, paracanoagem, dragon boat, bocha, atletismo e handebol, modalidades que demonstram a diversidade e o desenvolvimento do paradesporto no estado.
A competição tem foco na valorização e inclusão de atletas com deficiência. Na cerimônia de encerramento, o diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros Del Rei, destacou o compromisso do Governo do Estado com a inclusão esportiva.
“O Paraná tem um olhar especial para o paradesporto. Estamos avançando com investimentos em centros de referência, equipamentos especializados, apoio a universidades e ações que ampliem ainda mais o acesso ao esporte para todos”, afirmou.
Paraná como referência nacional em paradesporto
O Estado chegou à posição de referência nacional nesta área como resultado de investimentos do Governo do Estado em iniciativas como o Programa de Incentivo e Fomento ao Esporte (Proesporte) e o Geração Olímpica e Paralímpica, de apoio financeiro a atletas e treinadores, por meio de bolsas.
Cristiano também anunciou que Foz do Iguaçu será novamente a sede dos Jogos Paradesportivos em 2026, reafirmando a parceria com o município e o sucesso da atual edição.
Campeões por modalidade na segunda etapa
Atletismo Paradesportivo
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Telêmaco Borba
Bocha Paralímpica
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Curitiba
Dragon Boat Feminino
- Londrina
Handebol em Cadeira de Rodas
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Maringá
Handebol Intelectual Masculino (DI)
- Curitiba
Paracanoagem
- Feminino: Curitiba
- Masculino: Cascavel
Parataekwondo
- Feminino: Cascavel
- Masculino: Maringá
WRTVBR apoia o paradesporto no Paraná
Como canal comprometido com a inclusão e o desenvolvimento esportivo, a WRTVBR reconhece a importância dos Jogos Paradesportivos para a valorização dos atletas com deficiência e para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Acreditamos que o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social e continuaremos apoiando iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades e o reconhecimento do talento de todos os atletas.
📌 Leia a matéria completa da Agência Estadual de Notícias:
🔗 Com recorde de participação, Jogos Paradesportivos têm Curitiba como campeã geral